Legislativas 2022

O Sistema de Saúde Português tem enfrentado grandes desafios nos últimos anos. Com o aproximar das Eleições Legislativas de 30 de Janeiro, novas propostas serão apresentadas aos portugueses pelos partidos políticos.

Ao do mês de Janeiro, a APES procurará promover o debate em torno das principais propostas para o futuro do Sistema de Saúde em Portugal.

Poderá contar com:

– Artigos de opinião de especialistas em Economia da Saúde sobre os desafios e as prioridades para o Sistema de Saúde Português

– Análise aos programas eleitorais dos 9 partidos com assento parlamentar, nomeadamente sobre propostas relativas ao Sistema de Saúde.

A equipa que efectuou esta análise é composta por: Diogo Conceição, Eduardo Costa, Joana Gomes da Costa, Luis Filipe, Judite Gonçalves, Vitor Leitão, Francisca Vargas Lopes, Céu Mateus, Julian Perelman, Joana Pestana, Carolina Santos e Inês Teixeira.

– Debate entre representantes dos partidos políticos para discussão das suas propostas sobre o futuro da Saúde em Portugal, decorreu no dia 20 de Janeiro , com moderação de João Pereira dos Santos da NOVA SBE. Pode assistir ao debate através da página de Facebook da APES ou do YouTube.

Programas eleitorais

O Futuro da Saúde em Debate

Pode assistir ao debate de dia 20 de Janeiro de 2022 através da página de Facebook da APES e do YouTube
Read More

Programa Eleitoral para a Saúde do Partido Socialista (PS)

“Uma política de saúde mais próxima, justa e integrada, que permite assegurar a cobertura universal e a resposta às necessidades de saúde, com proteção financeira face aos custos da doença, sem dispensar a articulação com os setores privado e social e com os municípios.”
Read More

Programa Eleitoral para a Saúde do Partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN)

“Saúde global, multidimensional e preventiva, mas também investimento necessário nos recursos humanos, equipamentos e serviços hospitalares e de proximidade, revitalizando o SNS."
Read More

Programa Eleitoral para a Saúde do CHEGA

"Um modelo de saúde universal e gratuito, assente, numa saudável e livre concorrência entre Público e Privado."
Read More

Programa Eleitoral para a Saúde do Bloco de Esquerda (BE)

"O subinvestimento, aliado ao aumento da pressão privada sobre os quadros do SNS e à sua exaustão pelo longo esforço na resposta à pandemia, exige medidas de efeito real, tanto na disponibilidade de efetivos médicos, de enfermagem e outros, mas também hospitalares e de equipamento."
Read More

Programa Eleitoral para a Saúde do Partido Social Democrata (PSD)

"Os problemas do SNS já estavam identificados antes da pandemia. Esta apenas tornou ainda mais evidente a desorganização, falta de liderança e a gestão desastrosa dos recursos humanos."
Read More

Programa Eleitoral para a Saúde do CDS – Partido Popular

“Aumentar o grau de liberdade para qualquer cidadão poder escolher o médico, o hospital, e o seu próprio tratamento – não podem ser só os mais ricos a ter essa liberdade. Permitir que o Serviço Nacional de Saúde possa beneficiar dos contributos dos sectores privado e social.”
Read More

Programa Eleitoral para a Saúde do Livre

“Defendemos que compete ao Estado assegurar a proteção da saúde e que esta seja universal, gratuita na altura da necessidade de cuidados e adequada às características da população em todo o território.”
Read More

Programa Eleitoral para a Saúde da Iniciativa Liberal (IL)

"Garantir acesso universal efetivo a cuidados de saúde de qualidade, em qualquer prestador clínico, e promover a liberalização da saúde em Portugal."
Read More

Programa Eleitoral para a Saúde do Partido Comunista Português (PCP-PEV)

A defesa do SNS exige como princípios fundamentais um serviço público, universal, geral e gratuito, garantindo o seu adequado financiamento e a gestão pública, democrática e com autonomia das suas unidades
Read More

Artigos Opinião Legislativas

O défice acumulado na saúde que verdadeiramente importa

A tendência para a “desestatização” da saúde é independente dos partidos no governo.
Read More

Três desejos para a Saúde em 2022

É necessário efetuar uma revisão profunda e abrangente das carreiras no SNS, que deverá ir além das discussões correntes sobre progressões ou exclusividade.
Read More

Um SNS menos dependente tem mais futuro

É urgente "um novo sistema de governance, que reconheça a necessidade de uma separação clara entre a gestão do SNS e os ciclos políticos."
Read More

Um médico de família para todos

É imprescindível reforçar a capacidade de resposta dos cuidados de saúde primários.
Read More

Um programa para a saúde

A salvaguarda da saúde exige muito mais, além do que o SNS pode oferecer.
Read More

Top 5 de ações na área da saúde

Um problema em definir opções de políticas para o SNS está em que quando se começam a enunciar prioridades, quase tudo se torna prioritário.
Read More

Promessas por cumprir

Há dois problemas no SNS que ainda não se conseguiram ultrapassar desde a sua criação: 1) a equidade no acesso; 2) recursos financeiros adequados.
Read More