Início de Carreira

Comité para investigadores em início de carreira (CIIC) 

O Comité de Investigadores/as em Início de Carreira (CIIC) da Associação Portuguesa de Economia da Saúde (APES) tem como objetivo apoiar doutorandos/as e recém-doutorados/as (até 5 anos após o doutoramento) em Economia da Saúde e/ou em áreas relacionadas. Para isso, promovemos oportunidades de aprendizagem, de partilha e de ligação com a comunidade científica nacional e internacional.

1. Integração e networking

Conversas de apresentação e integração com os novos associados Investigadores em Início de Carreira (IIC), com o objetivo de dar a conhecer as atividades da APES e da CIIC, promover a participação e identificar necessidades, questões e dúvidas.

2. Formação e partilha de experiências

Seminários temáticos orientados para a formação e a partilha de experiências, centrados nas necessidades dos investigadores em início de carreira.

Na última Conferência Nacional de Economia da Saúde , as sessões “Behind the Desk / Behind the Scenes: The Editorial Decision-Making Process” e “Mentors-for-a-Day” representaram a concretização prática deste eixo. As atividades promoveram o diálogo aberto, a troca de ideias e o aconselhamento prático sobre temas centrais para os IIC – a escrita científica, a publicação, as transições de carreira e o bem-estar académico.

Promoção de outros seminários e formações científicas organizados pela APES, reforçando o acesso a oportunidades relevantes de desenvolvimento profissional.

Legenda: Behind the Scenes / Behind the desk: The Editorial decision-making process; Sessão Mentors for a day

3. Internacionalização e parcerias

Parcerias com redes internacionais e associações congéneres para facilitar o acesso a colaborações, recursos especializados e potenciais projetos conjuntos.

Promoção e acompanhamento das atividades da Associação Europeia de Economia da Saúde (EuHEA) e apoio à preparação dos IIC que pretendam apresentar os seus trabalhos, reforçando a participação em iniciativas internacionais.

4. Investigar em Portugal sobre Portugal: onde está a informação?

Estruturar, sistematizar e divulgar continuamente informação sobre as principais bases de dados para a investigação em Economia da Saúde em Portugal.

Assegurar que os IIC dispõem de um conhecimento claro e organizado sobre as bases de dados potencialmente relevantes para os seus projetos de investigação atuais e futuros.

A APES promoveu, no passado, um workshop centrado  na identificação das principais bases de dados relevantes para a investigação em Economia da Saúde em Portugal, na respetiva caracterização e na clarificação dos critérios e procedimentos de acesso à informação para fins de investigação, com base no contributo das entidades detentoras desses dados.

Como beneficiar?

Todos os/as Associados/as APES (informação disponível aqui) doutorandos/as e recém-doutorados/as (até 5 anos após o doutoramento) são considerados IIC. Estudantes de mestrado ou assistentes de investigação com intenção de prosseguir carreira na mesma área também podem ser considerados, caso a caso.

Interessad@? Enviar um e-mail para earlycareer@apes.pt com uma breve nota sobre o percurso e as principais áreas de interesse.

 

 Representantes APES CIIC 2025-2026                            

Maria Pessoa

Investigadora Pós-Graduada na Escola Nacional de Saúde Pública

Bruno Venâncio

Doutorando na Faculdade de Economia da Universidade do Porto

Representantes APES CIIC 2022-2024:

  • Joana Pestana
  • Joana Gomes da Costa

Representantes APES CIIC 2020-2021:

  • Francisca Vargas Lopes
  • Luís Sá