As eleições legislativas representam um momento de grande importância, tratando-se de um período privilegiado para debater ideias sobre o futuro do sistema de saúde português, que tantos desafios enfrenta e continuará a enfrentar. Como melhorar o acesso aos cuidados de saúde? Qual deve ser a articulação entre setores público e privado? Como garantir a retenção e motivação dos profissionais de saúde? Quais políticas para melhorar a saúde e qualidade de vida da população? Estas são algumas das perguntas aos quais os partidos têm procurado responder, através de propostas eleitorais muito diferentes, que é preciso compreender e debater.
Entre os partidos que participaram no debate encontram-se o PS (Maria Antónia Almeida Santos), PSD (Ricardo Mexia), BE (Bruno Maia), PCP/PEV (Paula Santos), PAN (Bebiana Cunha), IL (Carla Castro), Livre (Henrique Vasconcelos) e CDS-PP (Filipa Correia Pinto). O Chega não respondeu ao convite.
Pode assistir ao debate de dia 20 de Janeiro de 2022, com moderação de João Pereira dos Santos da Nova SBE, através da página de Facebook da APES e do YouTube