Entre os dias 22 e 24 de fevereiro, em Cascais, Judite Gonçalves, membro da direção da APES participou no 15º Congresso da AMACC (Associação dos Médicos Auditores e Codificadores Clínicos) cujo tema foi “Inovação em Codificação”. Este evento foi uma verdadeira imersão na realidade da codificação clínica, abordando questões como novas aplicações informáticas, normas nacionais e internacionais e auditorias internas e externas.
O evento contou com a presença de oradores de diversas áreas da saúde, incluindo representantes do Ministério da Saúde, da ACSS – Administração Central do Sistema de Saúde, IP, da SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde e da Ordem dos Médicos.
No dia 24 de fevereiro pelas 11:30 decorreu a sessão “GDH e Economia em Saúde: Associação Portuguesa de Economia em Saúde (APES)”. Pela mão de Judite Gonçalves, em representação da APES, o auditório teve oportunidade de se debruçar sobre o que é a Economia da Saúde e conhecer uma seleção de estudos em várias áreas, desde a avaliação de políticas à avaliação económica, focando na forma como esses estudos utilizaram os dados da morbilidade hospitalar (Grupos de Diagnósticos Homogéneos, GDH), produzidos precisamente pelos médicos codificadores representados na audiência e detidos pela ACSS.
Judite destacou ainda a importância daqueles dados para as políticas de saúde e decisões informadas, enfatizando a necessidade de acesso contínuo da academia aos dados hospitalares e a expansão dos mesmos de forma a incluir prestadores privados, visando compreender melhor o percurso do doente.
Foi uma honra para a APES participar neste evento e contribuir para o avanço da codificação clínica em #Portugal!
Mais informações aqui : https://amacc.med.up.pt/15congresso.php