No dia 13 de outubro a 18.ª Conferência Nacional de Economia da Saúde (18.ª CNES) promoveu o Workshop “As partes de um todo: A Economia da Saúde na fronteira entre consultoria, indústria, e políticas públicas” na Nova Medical School – Faculdade de Ciências Médicas.
Esta sessão contou com a presença dos oradores Ana Maria Reis (Entidade Reguladora da Saúde), Luís Silva Miguel (IQVIA) e Mónica Inês (Pfizer). Partilhando os seus percursos profissionais e ideias sobre desenvolvimento de carreiras nos respetivos setores de atividade, os oradores demonstraram como Economistas da Saúde em início de carreira se podem mover entre a academia, a indústria farmacêutica e consultoria e políticas públicas. Em particular, mostraram que as competências do Economista da Saúde são transversalmente valorizadas e que diferentes abordagens ao método de trabalho são vantajosas na transição entre estes setores, apesar das diferenças que inicialmente se possam existir.
Após esta sessão informativa e esclarecedora, os participantes da 18.ª CNES passaram a ser capazes de:
Identificar os setores envolvidos na Economia da Saúde;
Compreender os objetivos de cada setor e o papel da Economia da Saúde em alcançá-los;
Reconhecer os focos de atuação de cada setor e as competências necessárias em economistas da área da saúde.
Com este workshop, os participantes tiveram também oportunidade de aumentar a sua network e estabelecer pontos de contacto relevantes para a sua carreira.