No dia 13 de Outubro a conferencista convidada da 18ª CNES foi Marisa Miraldo, Professora de Economia da Saúde no Departamento de Economia e Políticas Públicas da Imperial College Business School (ICBS), e Diretora Académica do Mestrado em International Health Management.
Sob a égide do tema “Innovative Research for Innovative Policy and Better Health” Marisa Miraldo começou por discutir os grandes desafios atuais à saúde populacional, fazendo também uma resenha histórica sobre o surgimento da Economia da Saúde, essencial para compreender os nossos padrões atuais de investigação e geração de evidência.
Refletindo sobre os determinantes sociais da saúde e sobre o surgimento do modelo biopsicossocial, Marisa demonstrou como grande parte da evidência gerada e decisões tomadas com base na mesma levam a “weak policies: narrow, one size fits all, static”. Estas políticas pecam pelo fraco entendimento da complexidade e heterogeneidade do comportamento humano, e das suas múltiplas interligações com o ambiente que nos rodeia. Perde-se. assim, a oportunidade de modificar os determinantes sociais da saúde que influenciam os nossos estilos e condições de vida, e melhorar saúde da população.
Face a esta realidade, Marisa partilhou aspectos chave que permitirão melhor a nossa investigação, para informar melhores políticas:
A utilização de dados de alta frequência (cuja recolha é suportada pelo desenvolvimento tecnológico como sensores) e a sua triangulação
A adopção de inovações que permitem melhorias de performance como “digital twins” ou “in silico experimentation”.
O recurso à modelação e ciência de dados para melhor compreende as nossas diferenças comportamentais, o que as conduz, e a sua dinâmica
E por fim, a existência de uma prática constante de feedback e atualização da evidência, que deve ser adaptativa e personalizada.
Continuaremos a partilhar mais momentos desta 18ª edição da CNES, continue a acompanhar-nos nas redes sociais para esta retrospectiva.