No dia 12 de Outubro Karl Claxton, Professor no Departamento de Economia e no Centro de Economia da Saúde da Universidade de York, no Reino Unido foi conferencista convidado da 18a CNES.
Na sua plenária Karl Claxton abordou a importância de estimar o custo oportunidade em saúde para a tomada de decisões sustentáveis, particularmente quanto a politicas de preços de tecnologias de saúde. Apresentando evidencia oriunda do Reino Unido, demonstrou que decisões pelo NICE de comparticipar tecnologias com o racio de custo efetividade incremental de £30,000 por QALY adicional (limite superior do intervalo) podem implicar consequências negativas em saúde para o serviço nacional de saúde inglês, via perda de QALY em outras áreas terapêuticas.
Por outro lado, Karl realçou a importância dos incentivos a inovação e de atingir eficiência dinâmica em inovação. Com base em estimativas da elasticidade da quantidade e qualidade da inovação, propôs um valor ótimo de partilha a longo prazo com os detentores da tecnologia em saúde, de aproximadamente 20%. Mostrou ainda vários exemplos de medicamentos em que a negociação com o NICE resultou num valor de partilha superior.
Para finalizar, Karl Claxton evidenciou que estimativas do custo oportunidade em saúde para Portugal já existem na literatura, e variam entre €6,000 e €20,000 por QALY adicional. Reiterou ainda a necessidade de estimar o valor de partilha actualmente pago pelo serviço nacional de saúde português, e de estabelecer mecanismos de pagamento informados pelos processos de avaliação de tecnologias em saúde.
Agradecemos ao Professor Karl Claxton pela partilha de sugestões tao concretas a tomada de decisão responsável, sustentável e equitativa para a saúde dos Portugueses.