A Associação Portuguesa de Economia da Saúde e o Comprehensive Health Research Center organizaram no dia 11 de Maio, a sessão “Fronteiras da Economia da Saúde”.
A abertura desta sessão ficou a cargo do Presidente da APES, Eduardo Costa, e da Diretora Executiva do CHRC, Rute Dinis de Sousa.
A sessão contou com 3 painéis. No primeiro, intitulado de Prestação de Cuidados de Saúde em Portugal, Francisco Von Hafe, do Value for Health CoLAB, apresentou o estudo de variação geográfica da prática médica em Portugal. De seguida, Joana Cima, investigadora da Universidade do Minho, demonstrou os dados da sua análise regional aos tempos de espera para cirurgia em Portugal.
O segundo painel, intitulado de Recursos Humanos no Sistema de Saúde Português, contou com a participação de Julian Perelman, da Escola Nacional de Saúde Pública, que presenteou os presentes com a reforma dos cuidados de saúde primários numa perspetiva multidisciplinar: o projeto REF2PRIM. Este painel foi encerrado por Eduardo Costa, da NOVA School of Business and Economics, com a apresentação do estudo relativo à heterogeneidade de preferências dos médicos num mercado de trabalho dual.
O último painel intitulou-se Dados e Perspetivas de Análise na Economia da Saúde. Ana Rodrigues, da NOVA Medical School deu a conhecer o Reuma.pt – Registo Nacional de Doentes Reumáticos e Klára Dimitrovová, da MOAI Consulting, trouxe a perspetiva da consultoria relativamente à economia da saúde.
No final, houve tempo para uma esclarecimento de dúvidas e discussão por parte dos presentes.
Esta sessão permitiu compreender que não importa em que zona do país os participantes se encontram, os centros ou instituições aos quais pertencem, as questões a que se dedicam ou a área em que se enquadra a investigação – existe um grupo de pessoas, diariamente, dedicado a trabalhar saúde em Portugal e a contribuir para a qualidade de vida dos cidadãos e que esta contribuição terá potencial para ser tanto maior quanto maior for a multidisciplinaridade das equipas.