Candidaturas abertas para representantes da APES no Early Career Committee da EuHEA
Estão abertas as candidaturas para a seleção de dois novos representantes para o Comité de Investigadores/as em Início de Carreira (CIIC) da APES. Este Comité tem duas principais responsabilidades:
- Por um lado, a dinamização de iniciativas a nível nacional, com enfoque nos/as investigadores/as em início de carreira associados/as da APES. Estas iniciativas ocorrem frequentemente no âmbito de outros eventos da APES, nomeadamente a Conferência Nacional de Economia da Saúde (CNES) e o Workshop APES; e
- Por outro, a representação da Associação no Early Career Committee da EuHEA, promovendo a articulação com iniciativas internacionais e a visibilidade dos/as jovens investigadores/as portugueses/as.
Para melhor ilustrar as atividades dinamizadas pelo CIIC, convidamos a consultar a página Early Career no site da APES.
A APES é atualmente representada no ECC por Joana Pestana e Joana Gomes da Costa. Porém, com o fim dos respetivos mandatos, abre-se agora um novo processo de seleção para nomear dois novos representantes para o próximo biénio. O Comité de selecção para nomeação dos novos membros é composto por:
- Francisca Vargas Lopes (Presidente APES)
- Julian Peralman (Vice-Presidente APES)
- Pedro Pita Barros (Past President EuHEA)
Informações gerais:
- N.º de vagas disponíveis: 2;
- Duração do mandato: 2 anos com possibilidade de um segundo mandato consecutivo;
Requisitos dos candidatos:
- Estar matriculado num programa de doutoramento (nacional ou estrangeiro) ou ter concluído o doutoramento até há 5 anos*.
- Ser associado/a da APES e ter as quotas em dia (não é necessário pertencer aos órgãos sociais da APES, a candidatura pode ser feita por associados/as recentemente inscritos/as).
- Ter participado em eventos organizados sob a égide da EuHEA (conferência EuHEA, Student-Supervisor Workshop, EuHEA seminar series) ou da APES (CNES, Workshop APES ou outros eventos ocasionais)
Critérios de seleção:
- Pelo menos um dos representantes deverá ser aluno/a de doutoramento;
- Pelo menos um dos representantes deverá estar inscrito/a numa instituição portuguesa ou exercer atividade profissional em Portugal;
- Os representantes deverão ser de instituições diferentes;
- É privilegiada a constituição do Comité com igualdade de género.
Candidatura:
Os/as interessados/as deverão apresentar, numa página A4, os seguintes elementos:
- Breve nota biográfica;
- Contributo previsto para o desenvolvimento de atividades “Early Career” no âmbito da APES;
- Propostas de contributo para o ECC da EuHEA e atividades que se propõe desenvolver;
- Razões que fundamentam a sua candidatura;
Todas as candidataturas devem ser submetidas até dia 20 de maio de 2025 para o e-mail apes@apes.pt com o assunto “Candidatura ECC”. Os candidatos serão informados da decisão no dia 30 de Maio de 2025.
Quaisquer dúvidas durante o processo de avaliação e candidatura podem ser submetidas através de apes@apes.pt.
*critério atualizado a 05/05/2025.