Entre dia 16 e 18 de outubro aconteceu a 16ª edição da maior conferência de economia da saúde em Portugal, CNES 16, organizada pela Associação Portuguesa de Economia da Saúde (APES).
A CNES 16 é o maior evento de economia da saúde a acontecer em Portugal a cada 2 anos. Como já é tradição, contou com várias comunicações de qualidade e convidados muito especiais.
O primeiro dia da conferência foi dedicado aos early careers, com um foco em três temas especiais:
– Comunicação em Ciência
– Carreiras no feminino
– Quem é e o que pode fazer um economista da saúde
Das sessões foram tiradas importantes conclusões, sobretudo sobre a importância de comunicar ciência, não só com a academia, mas sobretudo com o resto da sociedade.
No final do dia procedeu-se à entrega do prémio Pedro Pita Barros, a galardoar o melhor paper publicado em economia da saúde por um early career e a homenagear o nosso grande Professor.
O segundo dia, iniciou com um discurso da Ministra da Saúde, Marta Temido, que compareceu na sessão de abertura da conferência para mostrar o seu apoio à investigação que é feita em economia da saúde em Portugal.
O resto do dia foi divido entre sessões paralelas e uma sessão plenária, onde se destaca o discurso de Erik Schokkaert sobre justiça em saúde e como medir desigualdades.
No terceiro e último dia da conferência, voltou a haver várias sessões paralelas de elevado interesse e duas sessões plenárias, onde Karen Bloor falou de comunicação da investigação em saúde e Manuel Gomes falou de “Missing Data”.
Em suma, um dia feliz para os economistas da saúde =)