O vencedor do Prémio Pedro Pita Barros 2022 é Luís Sá, com o artigo “Quality provision in hospital markets with demand inertia: the role of patient expectations” publicado no Journal of Health Economics em 2021 (https://doi.org/10.1016/j.jhealeco.2021.102529).
Desenvolvendo um modelo matemático, o artigo analisa a sofisticação com que os consumidores prevêem a sua procura futura por cuidados hospitalares e explora as implicações dessa sofisticação para a concorrência entre hospitais. O autor mostra que menores graus de sofisticação podem beneficiar os consumidores ao induzir os hospitais a competir mais intensamente, aumentando a qualidade dos seus serviços.
O prémio Pedro Pita Barros, promovido pela Associação Portuguesa de Economia da Saúde (APES), com o patrocínio da Associação Nacional das Farmácias (ANF), visa fomentar a investigação na área da Economia da Saúde por jovens investigadores, e é atribuído a cada dois anos. O vencedor foi anunciado no dia 12 de Outubro, numa cerimónia que decorreu durante a 18.ª CNES.
Agradecemos a todos os autores que submeteram os seus trabalhos para o Prémio Pedro Pita Barros 2022. A APES expressa ainda uma palavra de agradecimento a todos os membros do júri pelo seu empenho e contributo para o sucesso desta iniciativa e à ANF pelo patrocínio, bem como por assegurar a próxima edição do Prémio Pedro Pita Barros, em 2024 !