Caros associados,
A APES está a preparar para o próximo dia 25 de setembro a 8.ª edição do seu workshop bienal Economia e Política de Saúde. Esta 8.ª edição procura continuar a refletir um ideal que norteia a APES desde a sua criação e que é apresentado, como um aviso à navegação, logo no nome desta associação — uma associação de Economia da Saúde e não de economistas da saúde. Mais concretamente, referimo-nos ao ideal de esta ser uma associação que acolhe não só economistas mas todos aqueles que praticam Economia da Saúde. É precisamente este ideal que a comissão científica, presidida pela Judite Gonçalves, está a imprimir na seleção dos trabalhos a apresentar no workshop, que, insistimos, está aberto a todos os sócios que pretendam juntar-se a nós na tarefa de desenvolver, discutir e disseminar a Economia da Saúde, independentemente da natureza dos seus trabalhos.
Este ano, o workshop migrou para o domínio online numa versão mais curta de apenas um dia. Para nós, Ana Teresa Paquete e Luís Sá, na comissão organizadora, isto constitui um exercício de equilíbrio. Se há uma lição que a maioria de nós aprendeu nos últimos meses é que manter a atenção a reuniões, aulas ou seminários é muito mais difícil e desgastante através de um ecrã do que presencialmente. Entendemos, por isso, que aumentar a interatividade do workshop deste ano deve estar no cimo da nossa lista de prioridades. No entanto, o desafio é fazê-lo sem comprometer o rigor científico dos artigos selecionados, o tempo de exposição atribuído aos autores, ou a discussão de cada artigo por um comentador atribuído além da audiência, características distintivas do workshop APES. A Comissão Organizadora está também a trabalhar em soluções menos convencionais para oferecer aos autores um registo do retorno e do impacto que os seus trabalhos causaram na audiência.
Na versão online, não queremos perder outros benefícios que o workshop APES nos proporcionava. E, ainda que, como antes, não possamos sair das nossas secretárias por uns dias, tentaremos continuar a incentivar o convívio entre praticantes da Economia da Saúde com experiência, proveniência e interesses diferentes. Contamos com a colaboração de todos os participantes para guardarem esta data exclusivamente para este evento. Só assim conseguiremos uma entrega e uma convivência que nos enriquecerão a todos.
Entretanto, ficamos a aguardar os vossos trabalhos e propostas de comentadores. Até breve!
Judite Gonçalves pela Comissão Científica
Ana Teresa Paquete e Luís Sá, a Comissão Organizadora
Faça download da Newsletter em pdf carregando sobre a imagem.