Início de Carreira

Mensagem do Comité para Investigadores em Início de Carreira

“Caros Associados,

A APES tem vindo a desenvolver uma preocupação especial em apoiar os seus associados a começar um percurso pela Economia da Saúde. Uma consequência deste interesse é a expansão das atividades do Comité para Investigadores em Início de Carreira usualmente designado por Early Career Committee (ECC) , que passou de garantir a representação portuguesa na associação Europeia (EuHEA) a ter um programa próprio no domínio português, o que simultaneamente espelha e espera motivar o número crescente de investigadores juniores que participam ativamente na nossa Associação.

No passado mês de junho, agradecendo o contributo e procurando continuar o legado da Sara Ribeirinho Machado e do Luís Filipe os primeiros representantes ECC —,  lançámos mãos à obra para iniciar um mandato norteado por novas ideias e mais ambições.

Pelas limitações dos tempos correntes, as primeiras atividades desenrolaram-se em meio digital. Falamos da série de seminários virtuais para investigadores em início de carreira (Virtual Early Career Research VECR) e da primeira edição do curso Pré-Workshop APES, dedicada ao tema Behavioral Experiments in Health.

Os seminários VECR resultaram de uma colaboração com a associação congénere Espanhola e decorreram entre julho e outubro, proporcionando aos jovens investigadores a oportunidade de apresentarem o seu trabalho num período em que muitas conferências e workshops foram cancelados ou adiados. Contámos com 4 apresentações de colegas de vários países e com mais de 80 participantes, que ouviram e comentaram trabalhos sobre temas variados: a saúde mental infantil, os cuidados perinatais, as consequências da má-nutrição e a política do medicamento em Portugal. Os resumos destes trabalhos encontram-se disponíveis no nosso website.

O curso Pré-Workshop APES foi lecionado por Daniel Wiesen, estendeu-se por dois dias e contou com casa cheia: a procura excedeu a capacidade inicialmente prevista e as vagas foram ocupadas por velhos e novos sócios que se juntaram à APES para o efeito. Tendo incluído uma componente teórica ilustrada por aplicações ao estudo comportamental de prestadores de cuidados de saúde e uma componente prática de trabalho em grupo, o curso proporcionou aos participantes uma introdução aprofundada ao tema e uma discussão muito produtiva de ideias para trabalho experimental em saúde.

Para os meses que seguem temos várias ideias e escolhas difíceis. Gostaríamos de saber dos Associados; principalmente daqueles em início de Carreira o que esperam da APES. Aguardamos o vosso contacto em earlycareer@apes.pt.

Até Já,

Francisca Vargas Lopes (doutoranda na Erasmus University Rotterdam) e Luís Sá (doutorando na Universidade do Minho).”

 

                                    Mensagem para Associados APES, Newsletter Outubro 2020

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Comité para investigadores em início de carreira no âmbito da EuHEA

A Associação Europeia de Economia da Saúde (https://www.euhea.eu/) pretende garantir que a visão e interesses dos jovens investigadores são salvaguardados, tendo criado para esse efeito um comité para investigadores em inicio de carreira (ECR – Early Career Researchers), denominado Early Career Committe (ECC). O objetivo principal do ECC passa pela promoção de oportunidades de colaboração entre os membros júnior das Associações de Economia da Saúde de cada país, criando uma plataforma onde as suas ideias possam ser veiculadas e, eventualmente, concretizadas.

O ECC pretende concentrar esforços em três áreas:

  • Organização das conferências Investigador/Orientador
  • Organização de programas de aquisição de competências através de workshops em conferencias internacionais organizadas pela EuHEA
  • Criação e promoção de plataformas de colaboração entre membros dos diferentes países

O ECC é também um instrumento para a integração dos jovens nas discussões relativas às atividades e direção da EuHEA.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Mais informações

Investigador em inicio de carreira: São considerados investigadores em inicio de carreira estudantes de doutoramento e estudantes de pós-doutoramento que tenham recebido o grau de PhD nos últimos 5 anos.

Para entrar em contacto com os representantes do comité para investigadores em início de carreira, por favor utilize o seguinte endereço de email: earlycareer@apes.pt

Atividades recentes:

1 – Curso Pré-Workshop APES Behavioural Experiments in Health: https://apes.pt/arquivo/2243

2 -Série Virtual de Seminários para Investigadores em Início de Carreira (VECR) https://apes.pt/arquivo/1988

Primeiro seminário VECR: https://apes.pt/arquivo/2157

Segundo seminário VECR: https://apes.pt/arquivo/2234

Terceiro seminário VECR: https://apes.pt/arquivo/2254

Quarto seminário VECR: https://apes.pt/arquivo/2254