Prémio Pedro Pita Barros

A Associação Portuguesa de Economia da Saúde institui o Prémio Pedro Pita Barros com o objectivo de reconhecer a influência que Pedro Pita Barros tem tido no desenvolvimento da economia da saúde em Portugal e no estrangeiro. É consensual que é o mais influente economista da saúde português e que tem tido um papel ímpar em atrair e reter jovens investigadores para esta área. Este Prémio visa reconhecer o contributo das gerações mais jovens para a economia da saúde e, consequentemente, o papel que o Pedro Pita Barros tem tido na nossa comunidade.

Pedro Pita Barros – Bio

Pedro Luís de Oliveira Martins Pita Barros nasceu em 1966.

Concluiu a Licenciatura em Economia em 1988, o Mestrado em Economia em 1992, o Doutoramento em Economia em 1993 e fez a Agregação em Economia em 1997. Tudo na Faculdade de Economia (NOVASBE) da Universidade Nova de Lisboa.

Começou a carreira académica como Professor Assistente Estagiário na Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa em 1988, passou a Professor Auxiliar em 1993 e desde Julho de 2002 que é Professor Catedrático na mesma instituição.

Publica o primeiro trabalho na área da saúde em 1995 – Financiamento do Sistema de Saúde em Portugal – em co-autoria com Diogo de Lucena e Miguel Gouveia. E a partir daí nunca mais parou. Tem mais de 150 publicações na área da saúde. O que o torna um dos investigador portugueses em economia da saúde com mais publicações nos últimos 25 anos. Tem um livro publicado pela Almedina – “Economia da Saúde” – que já teve várias edições, além de ser editor de outros títulos na mesma colecção.

É Editor-chefe da revista International Journal of Health Economics and Management desde 2008 e membro do Editorial Board da revista Health Care Management Science desde 1998. Teve ainda funções editoriais nas revistas Health Economics, Journal of Health Economics, Portuguese Economic Journal e membro do Conselho Científico da revista Acta Médica Portuguesa. Foi editor de uma das mais importantes obras de Economia da Saúde – o Handbook of Health Economics (volume 2) com Thomas C. McGuire e Mark V. Pauly em 2012.

Desde 2012 que é membro do Comité de Peritos junto da Comissão Europeia para Investimento em Saúde (Expert Panel on Efficient Ways for Investing in Health). Entre 2005 e 2010 integrou o Comité para atribuição do “Kenneth J. Arrow Award”, atribuído anualmente pela International Health Economics Association, tendo sido membro, Co-chair e Presidente do mesmo. Foi Presidente da European Health Economics Association (EuHEA) (presidente fundador) e é Past-President (2016-2018).

Foi PI em 11 projectos na área da saúde. Ainda na área da economia da saúde orientou 7 teses de doutoramento, 16 teses de mestrado e 68 work projects. Actualmente está a orientar 15 teses de
doutoramento na área da economia/gestão da saúde. Desempenhou vários cargos oficiais na Universidade Nova de Lisboa, na Faculdade de Economia, na Reitoria e ainda em outras unidades orgânicas como a Escola Nacional de Saúde Pública. Foi ainda Vogal da Comissão para a Sustentabilidade do Financiamento do Serviço Nacional de Saúde, por nomeação do Ministro da Saúde e do Ministro das Finanças entre 2006 e 2007. E Presidente da Comissão para a Reforma do Modelo de Assistência na Doença dos Servidores do Estado (ADSE), por nomeação do Ministro da Saúde em 2016.

Já recebeu vários prémios e distinções como Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, condecoração atribuída pelo Senhor Presidente da República Portuguesa, Dr. Jorge Sampaio, em Junho de 2005.

Integra os órgãos sociais da Associação Portuguesa de Economia da Saúde pela primeira vez na Direcção de 1995-1996 como Tesoureiro. Foi presidente em 1997-1999 e em 2008-2010.

Além de tudo isto, fez ainda muito mais coisas. Contudo, toda esta actividade não consegue expressar na totalidade o contributo do Pedro Pita Barros para a economia da saúde em Portugal. Tem uma motivação ímpar e tem inspirado dezenas de alunos e investigadores a dedicarem-se à economia da saúde. É um exemplo no rigor e persistência que coloca no trabalho que faz. Tem uma generosidade enorme com o seu tempo e com o seu saber, estando sempre disponível para todos os que o procuram.

É casado, tem um filho e uma filha. E também tem um cão.

 

O prémio Pedro Pita Barros, promovido pela Associação Portuguesa de Economia da Saúde (APES), com o patrocínio da Associação Nacional de Farmácias (ANF), visa fomentar a investigação na área da Economia da Saúde por jovens investigadores e será atribuído a cada dois anos. O prémio tem um valor monetário de €3.500 e visa reconhecer o melhor artigo científico na área da Economia da Saúde publicado numa revista científica com peer review. Na edição deste ano, o vencedor será anunciado até ao final de Dezembro de 2018 e o prémio será entregue e apresentado numa cerimónia pública, em data a definir.

Os autores interessados em concorrer ao prémio deverão candidatar-se enviando o artigo até ao dia 30 de Setembro de 2018, para o endereço electrónico apes@apes.pt, com o assunto “Prémio Pedro Pita Barros”

Para saber mais, consulte o regulamento disponível aqui: Prémio PPB 2018

The Pedro Pita Barros award is promoted by the Portuguese Association of Health Economics (APES) and sponsored by the National Association of Pharmacies (ANF) and aims to promote research in Health Economics by young researchers. The prize will be awarded every two years. The prize of € 3,500 will be awarded to the best scientific paper in Health Economics published in a peer-reviewed scientific journal. The winner of the award will be announced until the end of December 2018 and the prize will be delivered and presented in a public ceremony on a date to be announced.

Applicants should submit their paper until September 30, 2018 by email to apes@apes.pt with the subject “Pedro Pita Barros Award”.

To learn more, please check the regulations here: PPB Award 2018

 

A Direção da APES