Mensagem do Presidente

Bem-vindo(a) à Associação Portuguesa de Economia da Saúde!lara-noronha-ferreira-presidente-apes

A Associação Portuguesa de Economia da Saúde tem por objetivo promover o estudo, a discussão e a divulgação da economia da saúde, em particular, na perspetiva da sua aplicação para fins de desenvolvimento económico e social. É também interesse da Associação Portuguesa de Economia da Saúde promover, cultivar e desenvolver o estudo da economia da saúde em Portugal, bem como unir todos os profissionais individuais ou instituições coletivas que desenvolvam atividades ou contribuam para a aplicação e o desenvolvimento de métodos de análise económica ao domínio da saúde.

Entre as principais atividades da Associação Portuguesa de Economia da Saúde destacam-se a realização de uma conferência nacional bienal, a organização de um workshop dedicado à discussão da atualidade e do conhecimento em economia e política de saúde nos anos em que não se realiza a conferência, bem como a publicação de uma newsletter da Associação.

Num contexto de escassez de recursos que muito se tem discutido ultimamente, a Associação Portuguesa de Economia da Saúde tem vindo a ganhar uma cada vez maior importância na sociedade, enquanto instrumento de agregação de académicos e outros profissionais, assim como veículo de transmissão para a sociedade do conhecimento científico desenvolvido em economia da saúde e sua aplicação a problemas reais.

É de realçar que a importância da Associação se deve sobretudo aos seus associados. Esta é uma associação de espírito jovem, dinâmica e proativa, que inclui associados individuais e coletivos, permitindo desta forma que as organizações públicas e privadas ligadas à saúde participem na vida da associação. Os associados são provenientes de diferentes áreas da sociedade ligadas à saúde, incluindo economistas, gestores, médicos, farmacêuticos, enfermeiros e vários outros profissionais. Na Associação, temos o privilégio de poder contar como associados com cidadãos portugueses que desenvolvem investigação nalgumas das melhores universidades a nível mundial e que, com o seu trabalho, contribuem para o nosso enriquecimento científico e para a projeção da nossa Associação internacionalmente.

Tendo em conta o papel da Associação na sociedade, a transmissão de informação relacionada com as suas atividades assume-se como um instrumento da maior importância. Assim, mantendo o objetivo de proporcionar aos associados e ao público em geral com interesses na economia da saúde, um conjunto diversificado de recursos sobre a economia da saúde, mas porque a renovação se impõe, apresento um novo portal, com um design mais apelativo, novos conteúdos e informação atualizada sobre as atividades da Associação. Este portal pretende assumir-se como uma janela aberta para a divulgação da economia da saúde.

Ser associado da Associação Portuguesa de Economia da Saúde é, assim, pertencer a uma comunidade científica que tem vindo afirmar-se no panorama da saúde em Portugal, ter a possibilidade de participar em redes de interconhecimento, estar a par do que fazem os profissionais ligados à economia da saúde nos vários domínios da sua atividade, contribuir para a valorização e visibilidade pública da economia da saúde e ter voz ativa face aos dilemas com que se confronta a sociedade portuguesa em termos de economia e política de saúde. Se não é nosso associado e tem interesse e gosto por esta área apaixonante, faça-se sócio e junte-se a nós. Este espaço de divulgação das atividades da associação, sendo especialmente dedicado aos associados, é acima de tudo a expressão do nosso empenho coletivo.

Lara Noronha Ferreira
Presidente da Direção